“Povo, empresa e Estado juntos de olhos abertos para enxergar o mundo”
“Povo, empresa e Estado juntos de olhos abertos para enxergar o mundo”
22 de Maio de 2018

 

O lema do título acima é um dos principais objetivos trabalhados pela exposição “Abrindo os olhos para enxergar o mundo”. O projeto conta com a integração entre a iniciativa privada, instituições sociais e órgãos públicos em uma mostra que estimula não apenas o olhar de quem a presencia, mas envolve todos os sentidos em uma reflexão sobre as formas de estabelecer ações e experiências pela arte.

Uma das instituições parceiras do projeto é o Instituto Social Saber e Ler, que é formado por profissionais e voluntários do mundo da educação e dos mercados editorial e livreiro e tem como objetivo atuar na área da educação e ações sociais de qualquer natureza, visando à valorização do bem-estar da comunidade e a formação do indivíduo como cidadão, por meio dos livros e da leitura. No Piauí, o Instituto já desenvolve o projeto Rallyteca, que consiste na distribuição de livros nos estados do Ceará e do Piauí, no sertão nordestino, que já foi realizado no Rally Cerapió/Piocerá nas duas últimas edições.

A empresária Magda Krauss, presidente do instituto, veio a Teresina para conferir de perto a exposição. Ela falou sobre essa nova parceria entre a instituição e o Piauí. “O Instituto já apoia em Teresina o projeto Rallyteca e agora apoia o projeto Abrindo os Olhos para Enxergar o Mundo porque nós vimos nesta ideia um grande potencial e a possibilidade de levar conhecimento e cultura de maneira inovadora, de gerar a acessibilidade por meio de um projeto de vanguarda, que utiliza a arte como facilitador para que as pessoas descubram a leitura não só no papel, mas conhecendo obras de arte, apreciando artesanatos,  pinturas, entre outras formas de expressão artística. O Instituto Cultural Saber e Ler assina a participação neste projeto porque acredita que a leitura é a melhor maneira de melhorar o país, de mudar o futuro das pessoas, de mudar o mundo”, comenta.

Krauss destaca, ainda, a expectativa para o sucesso da exposição. “Fazer um novo projeto no Piauí é a certeza de que o Rallyteca foi um sucesso e de que o Abrindo os Olhos para Enxergar o Mundo será uma semente que está sendo plantada em solo fértil. É muito bom trabalhar com pessoas que valorizam a leitura, que querem preservar a cultura regional, que desejam dar a todos a possibilidade de conhecer mais, de saber mais. Porque conhecimento é a maior riqueza que temos. É algo que ninguém nunca tirará da gente. E este projeto, mais do que conhecimento, é conhecimento com afeto”, conta.

A exposição “Abrindo os olhos para enxergar o mundo” apresenta, através de multimeios elaborados por dez artistas, uma mostra artística sensorial inspirada no exemplo de vida, na trajetória de superação, e nas crônicas escritas pelo médico neurocirurgião, Dr. Benjamim Pessoa Vale. A mostra segue até o próximo dia 23 de maio, no Club dos Diários.

Apoio

Patrocínio

© Copyrights 2018. Todos os direitos reservados.